Brasil registra 14 casos de intoxicação por metanol, diz Ministério da Saúde

Ministério da Saúde acompanha 195 notificações de intoxicação por metanol, com casos confirmados e investigações em andamento em diversos estados. [...]

São Paulo concentra o maior número de notificações, com 162 registros, incluindo casos confirmados e suspeitos

Ministério da Saúde acompanha 195 notificações de intoxicação por metanol, com casos confirmados e investigações em andamento em diversos estados.

Após a ingestão de bebidas alcoólicas, o Brasil contabiliza, até este sábado (4), 195 notificações de intoxicação por metanol, segundo o Ministério da Saúde. Desse total, 14 casos foram confirmados e 181 seguem em investigação pelas autoridades. O Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (Cievs) centraliza o recebimento das notificações enviadas pelos estados.

O estado de São Paulo concentra o maior número de registros, totalizando 162, dos quais 14 estão confirmados e 148 são tratados como suspeitos. Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Paraná, Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Rondônia, Piauí, Rio de Janeiro e Paraíba também apresentam casos suspeitos, conforme o boletim do Ministério da Saúde.

Entre os casos notificados, 13 evoluíram para óbito, sendo um confirmado em São Paulo. Uma segunda morte decorrente da intoxicação por metanol foi confirmada pelo governo paulista. As demais mortes estão sendo investigadas em São Paulo (7), Pernambuco (3) e Bahia e Mato Grosso do Sul (1 caso cada).

Diante do aumento e da gravidade dos casos, o Ministério da Saúde determinou, na quarta-feira (1º), que estados e municípios notifiquem imediatamente todas as suspeitas de intoxicação por metanol. A medida visa fortalecer a vigilância epidemiológica e garantir uma resposta rápida e eficaz aos casos suspeitos. No mesmo dia, foi instalada uma sala de situação para monitorar os casos, estrutura que permanecerá ativa enquanto houver risco sanitário e necessidade de monitoramento e resposta em nível nacional.

A intoxicação por metanol é considerada uma emergência médica grave. A substância, ao ser metabolizada no organismo, gera produtos tóxicos como formaldeído e ácido fórmico, que podem levar à morte. Os principais sintomas incluem visão turva ou perda de visão, podendo levar à cegueira, além de mal-estar generalizado, náuseas, vômitos, dores abdominais e sudorese. Em caso de identificação dos sintomas, a recomendação é buscar imediatamente os serviços de emergência médica e contatar o Disque-Intoxicação da Anvisa (0800 722 6001) ou o Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI), pelos telefones (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733.

Leia mais

Rolar para cima