Embraer inaugura escritório em Nova Délhi e amplia relações bilaterais.
O vice-presidente Geraldo Alckmin participou da inauguração do escritório da Embraer em Nova Délhi, Índia, marcando um avanço nas relações bilaterais.
O vice-presidente Geraldo Alckmin participou, na sexta-feira (17), da inauguração do escritório da Embraer em Nova Délhi, na Índia, onde foram firmados acordos de cooperação em tecnologia, defesa e indústria aeronáutica. Segundo autoridades, a iniciativa representa um marco no estreitamento das relações entre os dois países.
Ainda em Nova Délhi, Alckmin destacou o aumento de investimentos mútuos entre empresas brasileiras e indianas. Ele lembrou que aeronaves da Embraer já operam na Índia, atendendo à demanda por voos regionais de baixo custo e alta eficiência.
De acordo com o ministro da Defesa, José Múcio, a abertura do escritório da Embraer representa um passo importante na construção de pontes industriais e tecnológicas, refletindo o compromisso da empresa em investir no país asiático. Existe, inclusive, o interesse da Força Aérea Indiana em adquirir o avião cargueiro C-390, o que pode promover a transferência de tecnologia e a criação de empregos.
Durante a missão, Brasil e Índia definiram um cronograma para ampliar o Acordo de Comércio Preferencial Mercosul–Índia. O governo brasileiro almeja elevar o comércio bilateral para US$ 15 bilhões em 2025 e US$ 20 bilhões até 2026. O tratado atual abrange 450 categorias de produtos com reduções tarifárias de 10% a 20%.
Além disso, foi assinada uma parceria entre a Fiocruz e uma empresa indiana para a transferência de tecnologia de vacinas, e a Petrobras firmou um contrato para a exportação de mais de 6 milhões de barris de petróleo para a Índia. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) planeja lançar seis blocos para exploração de petróleo nas bacias de Campos e de Santos no próximo ano, podendo incluir mais 18 blocos.