Os pagamentos de maio do Bolsa Família já foram iniciados pela Caixa Econômica Federal, com previsão de disponibilização dos valores nos últimos 10 dias úteis do mês, seguindo um cronograma escalonado. Beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) final 3 já receberam o pagamento no dia 21 de maio. A previsão é de um pagamento de R$ 600 por família, com possíveis adicionais.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
O calendário completo de maio segue até o dia 30, com pagamentos liberados de acordo com o final do NIS. Os pagamentos futuros, ao longo do ano, estão previstos da seguinte forma: junho (de 16/6 a 30/6), julho (de 18/7 a 31/7), agosto (de 18/8 a 29/8), setembro (de 17/9 a 30/9), outubro (de 20/10 a 31/10), novembro (de 14/11 a 28/11) e dezembro (de 10/12 a 23/12). A exceção é o mês de dezembro, quando os pagamentos são antecipados.
Para ser elegível ao Bolsa Família, a principal regra é ter uma renda mensal familiar de até R$ 218 por pessoa. Para determinar a elegibilidade, soma-se a renda total da família e divide-se pelo número de membros.
Além da renda, os beneficiários devem cumprir contrapartidas, como manter crianças e adolescentes na escola, realizar o acompanhamento pré-natal (no caso de gestantes) e manter a carteira de vacinação atualizada.
O cadastro é feito no Cadastro Único (CadÚnico), ferramenta do governo federal para inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais. Estar no CadÚnico não garante a entrada automática no programa, mas é um pré-requisito para a avaliação da inscrição.
Os beneficiários podem movimentar os valores pelo aplicativo Caixa TEM e internet banking. O saque também pode ser realizado nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências da Caixa. Adicionalmente, o cartão do programa pode ser utilizado para compras na função débito em estabelecimentos comerciais.