PUBLICIDADE

Boca em Alerta: Hábitos Modernos Aceleram Colapso Bucal Silencioso

Um exame frequentemente negligenciado, especialmente no Brasil, emerge como crucial para prevenir sérios problemas de saúde. Um especialista em reabilitação oral acaba de lançar um protocolo de Check-up Odontológico Integrado em sua clínica, alertando sobre o descaso com o exame clínico odontológico, que, segundo ele, [...]

Um exame frequentemente negligenciado, especialmente no Brasil, emerge como crucial para prevenir sérios problemas de saúde. Um especialista em reabilitação oral acaba de lançar um protocolo de Check-up Odontológico Integrado em sua clínica, alertando sobre o descaso com o exame clínico odontológico, que, segundo ele, vai além da saúde dos dentes.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Um especialista em reabilitação oral alerta para o crescente "colapso bucal" acelerado por hábitos modernos como dietas ácidas e suplementos, destacando a importância de um exame odontológico completo que vai além dos dentes. O problema é agravado por alimentos industrializados e medicamentos, como a fluoxetina, frequentemente negligenciado por profissionais com falta de preparo técnico. Para combater essa situação, foi criado um Check-up Odontológico Integrado, que inclui avaliação da musculatura cervical, histórico de vida e, quando necessário, encaminhamento para outras especialidades médicas. A iniciativa multidisciplinar visa harmonizar o sistema mastigatório com o corpo, reconhecendo a boca como uma "janela da saúde" e um indicador precoce de problemas sistêmicos.

“A cavidade bucal é a região mais contaminada do corpo humano, superando até o ânus e a vagina. No entanto, muitos profissionais da área odontológica focam apenas nos dentes, negligenciando o sistema mastigatório como um todo”, afirma o especialista.

O problema, embora não seja recente, tem se intensificado devido aos hábitos da vida moderna. Suplementos alimentares, dietas ácidas, medicamentos de uso contínuo e o consumo matinal de limão são apontados como fatores que contribuem para uma nova síndrome: o “colapso bucal”.

“O paciente pode estar em boa forma física, com músculos definidos, mas com a cavidade oral em processo acelerado de deterioração”, adverte o especialista.

Alimentos industrializados, ricos em conservantes ácidos, e medicamentos como a fluoxetina, frequentemente prescrita para mulheres, que pode induzir o bruxismo, são apontados como os principais vilões.

O diagnóstico, muitas vezes, não é realizado devido à falta de preparo técnico de muitos profissionais para identificar essas condições, principalmente quando a origem do problema não está diretamente na boca.

“Temos recebido pacientes com perda de implantes dentários antigos, sem causa aparente, e ao investigar, descobrimos que o problema era decorrente do uso de bifosfonatos na menopausa”, explica.

Para enfrentar essa situação, foi criado o Check-up Odontológico Integrado, que inclui uma avaliação completa da cavidade bucal, análise da musculatura cervical, histórico de estilo de vida e, quando necessário, encaminhamento para outras especialidades médicas como gastroenterologia, endocrinologia e cardiologia. Exames modernos de saliva auxiliam na identificação de predisposição a doenças como o câncer.

“A boca é a nova janela da saúde. Muitas vezes, antes mesmo de um problema sistêmico se manifestar, ele já apresenta sinais na cavidade oral”, afirma o especialista. “Reabilitação oral hoje não é apenas colocar dentes. É harmonizar o sistema mastigatório com o corpo como um todo.”

A equipe da clínica é multidisciplinar, contando com fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos, além de parcerias com médicos de diferentes áreas.

O recado final é claro: “Quem cuida do corpo também precisa cuidar da boca. A saúde começa aqui.”

Leia mais

Rolar para cima