Bloco brinda mães e filhos com folia segura no carnaval

Barra da Saia volta às ruas de Campo Grande para proporcionar às mães uma folia segura e divertida [...]
Barra da Saia movimentou carnaval de mães e filhos. — Foto: Barra da Saia movime

A Cia Barra da Saia voltou às ruas de Campo Grande para proporcionar às mães uma folia segura e divertida no Carnaval 2026. Com a missão de enaltecer a força feminina, desafiada pela maternidade solo, o bloco olhou para as folionas que se viam impedidas de pular o Carnaval em razão da rede de apoio insuficiente.

A organizadora Angela Montalvão destaca que um dos princípios da iniciativa é “brindar mulheres em todos os sentidos”, não só no acolhimento da foliona, mãe, mas também do protagonismo das produtoras, das mulheres. A adesão ao bloco voltou a surpreender, com ao menos 100 foliões em busca do “mel, encanto e belezura”, que segundo a organizadora, transborda nos ritmos que movem o carnaval.

Um exemplo é a professora Lauane Azevedo Morel, de 35 anos, que confessou não perder as matinês de carnaval, ano após ano. Ela escolheu utilizar um dispositivo que mantém o filho preso ao corpo dela, uma forma de assegurar a liberdade dele na folia sem comprometer a presença vigilante da mãe. A criatividade das fantasias em família também foi destacada, com a filha escolhendo o personagem do anime One Piece e o neném escolhendo Superman ou Batman.

A organização do bloco frisou que a mensagem deixada é de que “não dá pra gente falar de cultura popular sem falar das mulheres, sem falar das crianças”. A festa proporcionou às mães e filhos a chance de curtir o carnaval de forma segura e divertida, com a segurança que a pequena exige.

Leia mais

Rolar para cima