O Banrisul encerrou o quarto trimestre de 2025 com um lucro líquido anual de R$ 1,6 bilhão, representando um aumento de 72,5% em comparação ao ano anterior. Fernando Lemos, presidente do banco, atribui o desempenho positivo à reformulação do mix de carteira do banco, com ênfase no crescimento da pessoa jurídica.
Durante entrevista, Lemos explicou que o banco passou por uma transformação significativa em sua estratégia de negócios. O resultado foi um crescimento próximo a 20% na carteira de pessoa jurídica. Além disso, o banco investiu aproximadamente R$ 400 milhões em tecnologia durante 2025.
Para sustentar o crescimento, o Banrisul modificou seu modelo de atendimento, com a especialização de agências para pessoa jurídica e pessoa física. Atualmente, o banco conta com cerca de 16 agências especializadas em atendimento empresarial nas principais regiões do Rio Grande do Sul.
Para 2026, o Banrisul pretende continuar ampliando sua atuação no segmento de pessoa jurídica, onde enxerga maior potencial de crescimento. Lemos destacou ainda a expectativa de redução da taxa Selic a partir de março, o que deve facilitar o custo de captação e a concessão de crédito.
