Em dois meses, há um aumento na quantidade de roubos de veículos na fronteira brasileira e encontrados em território paraguai. De três a quatro casos por semana, há denúncias de roubos de carros em Foz de Iguazú e outras cidades do Brasil, mas que são recuperados em Ciudad del Este e na área metropolitana de Alto Paraná.
Agentes do Comando Tripartito relataram a recuperação de uma camioneta tipo SUV, marca Honda, modelo HR-V, cor branca, ano 2025, que havia sido roubada em Foz de Iguazú na madrugada. O procedimento foi realizado no dia 29 de dezembro às 12:00 horas na rua Gustavo Bosch, perto da rua Buenos Aires, no bairro Che La Reina de Ciudad del Este.
A recuperação foi possível graças a uma informação recebida dentro da Cooperação Policial Internacional. O pessoal do Comando Tripartito chegou ao bairro para confirmar a localização do veículo e conseguiu visualizar um veículo com as características buscadas. Depois disso, foi feita a verificação da numerização dos vidros, confirmando que se tratava do veículo roubado em território brasileiro, de acordo com o relatório.
O fato foi comunicado à promotora de justiça de turno, Julia González. O chefe do Comando Tripartito, subcomissário Fabio Santa Cruz, disse que em um grande percentual, os veículos roubados estão sendo recuperados na fronteira, após serem trazidos para o território paraguai. "Hoje há mais ferramentas para que possamos localizar os veículos roubados ou furtados e a recuperação tem menos tempo, considerando que em muitos casos ajudam os localizadores incorporados que trazem consigo as marcas de veículos", afirmou o chefe policial.