A partida entre Corinthians e Palmeiras, válida pela Copa do Brasil, terminou com vitória do time alvinegro por 1 a 0, mas ficou marcada por lances polêmicos, especialmente um pênalti assinalado a favor do Corinthians no primeiro tempo.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Aos 17 minutos da etapa inicial, o atacante Memphis dominou a bola no peito dentro da área e, ao finalizar, foi atingido pelo defensor Gustavo Gómez. O árbitro Wilton Pereira Sampaio inicialmente não marcou a penalidade, mas foi chamado para revisão pelo árbitro de vídeo (VAR). Após análise das imagens, Sampaio mudou sua decisão e concedeu o pênalti ao Corinthians. Na cobrança, o goleiro Weverton defendeu a batida de Yuri Alberto.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio da comunicação entre o árbitro de campo e a equipe do VAR. Nas conversas, o responsável pelo VAR, Braulio da Silva Machado, detalha o lance. “No momento do chute tem uma ação de bloqueio. Situação para mim é: o atacante chuta a bola, o defensor tem ação de bloqueio… Vamos frame a frame para ver o ponto de contato, vamos ver quem joga a bola, a bola ainda está em disputa. Ele evita o atacante de chutar”.
Em seguida, o VAR complementa: “Vou recomendar revisão por possível pênalti, o defensor em ação de bloqueio atinge com a sola antes de o atacante chutar a bola. Vamos te mostrar o ponto de contato da sola do defensor na canela do atacante quando ele vai realizar o chute”.
Na sequência da análise, o árbitro Wilton Pereira Sampaio afirma: “Memphis chuta e ele (Gustavo Gómez) mete a trava na canela dele. Eu vou voltar, para mim é temerário. Vou voltar com tiro penal e amarelo ao defensor. Ok, Braulio, está claro para mim”.
O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, criticou a atuação do VAR na partida, que também teve um gol de sua equipe anulado por impedimento no segundo tempo. “Estamos no século XXI, e trabalhamos com ferramentas do século passado”, declarou Abel, acrescentando: “Frustrante porque tem sempre o VAR a intervir nestes jogos e é triste. O VAR que apita e decide”.
As equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, no Allianz Parque, para definir quem avança às quartas de final da Copa do Brasil. O Corinthians joga pelo empate para garantir a classificação.