Ataque russo deixa milhares de ucranianos sem energia em inverno rigoroso

O exército russo lançou um novo ataque massivo de mísseis e drones contra infraestruturas energéticas da Ucrânia, deixando milhares de moradores sem energia elétrica. [...]
Foto: Busca Gazeta do Povo

O exército russo lançou um novo ataque massivo de mísseis e drones contra infraestruturas energéticas da Ucrânia, poucas horas antes da retomada de negociações de paz em Genebra, com mediação dos Estados Unidos.

Parte da onda de trinta mísseis e quase 400 drones conseguiu furar as defesas ucranianas, provocando danos significativos em estruturas de fornecimento de água e calefação num dos invernos mais rigorosos dos últimos anos. Em resultado, milhares de moradores ficaram sem energia elétrica em oito diferentes regiões do país.

O Ministério da Defesa russo alegou que muitos dos alvos atingidos eram utilizados por militares ucranianos para produção e lançamento de drones. Pelo menos seis civis morreram nos ataques, em dois incidentes separados na região ucraniana de Donetsk.

Representantes dos dois países recomeçaram negociações de paz em encontro de dois dias, em Genebra, mediado por autoridades americanas. O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, alertou que a diplomacia não funcionará a menos que venha acompanhada de novas medidas punitivas à Rússia.

Leia mais

Rolar para cima