A recente operação militar dos Estados Unidos na Venezuela está sendo vista como uma vitória eleitoral para o presidente americano, Donald Trump. O analista detalha que a popularidade de Trump melhorou após os ataques contra o regime venezuelano, embora sua taxa de desaprovação ainda seja maior que a de aprovação.
A estratégia de Trump envolve capitalizar politicamente o ataque contra um governo impopular tanto nos Estados Unidos quanto internacionalmente. Pouquíssima gente nos EUA vai dizer que você não deveria, eventualmente, prender ou derrubar o Nicolás Maduro.
Um dos aspectos que favoreceu o republicano foi a forma como a operação foi executada, ao acertar um ditador que não tinha apoio, e conseguir fazer isso, em princípio, sem perda de vida dos soldados americanos.
O presidente americano tem usado o ataque como demonstração de força na política externa, argumentando que a ação reduz a chegada de drogas aos Estados Unidos. Ele vai vender isso como uma vitória da segurança nacional dos EUA, às custas de um ditador muito pouco popular no seu próprio país, menos ainda nos Estados Unidos