Artesanato gera oportunidades para reeducandos da Capital

Reeducandos de Campo Grande participaram de cursos de artesanato desenvolvidos em parceria entre a Agepen e o Conselho da Comunidade da Capital, recebendo certificações e [...]

A parceria entre a Agepen e o Conselho da Comunidade da Capital promoveu capacitações artesanais em diferentes unidades penais de Campo Grande. Internos foram certificados em mosaico, pintura, decoupage, customização e amigurumi, e tiveram suas produções expostas na Feira Artesão Livre – Especial de Natal. As ações fazem parte das iniciativas da Diretoria de Assistência Penitenciária para ressocialização.

Reeducandos de Campo Grande participaram de cursos de artesanato desenvolvidos em parceria entre a Agepen e o Conselho da Comunidade da Capital, recebendo certificações e oportunidades de renda.

Reeducandos de diversas unidades penais de Campo Grande tiveram acesso a capacitações em técnicas artesanais, fruto de parceria entre a Agepen e o Conselho da Comunidade da Capital. As formações visam fortalecer as ações de ressocialização no sistema prisional sul-mato-grossense. As certificações foram entregues ao longo desta semana. No Presídio de Trânsito (Ptran), 11 internos concluíram o Curso de Mosaico, aprendendo a criar desenhos com fragmentos de cerâmica, vidro, pedras ou azulejos, sob a orientação da artesã Alice Sales Trouy. No Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi (EPFIIZ), internas participaram de oficinas de pintura, decoupage e customização de caixas e produtos de MDF, ministradas pelas professoras Milena Maura Gonçalves de Abreu e Zilda Regina Lubas de Oliveira, com carga horária de 60 horas-aula ao longo de dois meses. No Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, internos foram treinados na técnica japonesa de amigurumi, produzindo pequenos bonecos e objetos em crochê ou tricô, aprendendo pontos básicos, modelagem, montagem e acabamento. As peças produzidas em mosaico, amigurumi, decoupage, pintura e MDF foram exibidas e vendidas na Feira Artesão Livre – Especial de Natal, realizada no Fórum de Campo Grande. As capacitações são coordenadas pela Diretoria de Assistência Penitenciária, por meio da Divisão de Assistência Educacional e da Divisão de Trabalho Prisional da Agepen, que buscam ampliar oportunidades educativas e profissionais. Maria de Lourdes Delgado Alves, diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, destacou que as atividades estimulam habilidades manuais, disciplina, criatividade e perspectivas positivas para o retorno ao convívio social.

Leia mais

Rolar para cima