Vendas externas brasileiras registram recorde apesar da retração no mercado estadunidense.
Em setembro, as exportações brasileiras para os Estados Unidos sofreram um recuo de 20,3% após o tarifaço imposto pelo governo americano.
Em setembro, as exportações do Brasil para os Estados Unidos registraram uma queda de 20,3%, após a implementação de tarifas pelo governo americano, conforme informações divulgadas nesta segunda-feira (6) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). Apesar desse cenário, o aumento nas vendas para outros mercados garantiu um recorde nas exportações brasileiras.
O Mdic apontou que o país vendeu US$ 2,58 bilhões ao mercado estadunidense no mês passado, em comparação com US$ 3,23 bilhões no mesmo período de 2024. Em contrapartida, as importações dos Estados Unidos subiram 14,3%, passando de US$ 3,8 bilhões para US$ 4,35 bilhões.
O aumento das importações e a queda nas exportações resultaram em um saldo negativo de US$ 1,77 bilhão na balança comercial do Brasil com os Estados Unidos, marcando o nono déficit comercial consecutivo com o país e o maior valor registrado neste ano.
No acumulado de 2025, as exportações para os Estados Unidos somaram US$ 29,213 bilhões, representando uma queda de apenas 0,6% em relação aos nove primeiros meses do ano anterior. As importações totalizaram US$ 34,315 bilhões, um aumento de 11,8%, elevando o déficit comercial para US$ 5,102 bilhões em 2025.
O crescimento das exportações para outros parceiros comerciais, com destaque para a Ásia, compensou a queda nas vendas para os Estados Unidos. As exportações para Singapura, por exemplo, subiram 133,1%, representando um adicional de US$ 500 milhões em relação a setembro do ano passado. Para a Índia, o aumento foi de 124,1%, equivalente a US$ 400 milhões.
Outros destaques incluem Bangladesh (+80,6% ou US$ 100 milhões), Filipinas (+60,4% ou US$ 100 milhões) e China (+14,9% ou US$ 1,1 bilhão). Na América do Sul, as vendas brasileiras cresceram 29,3%, impulsionadas pela Argentina, com um aumento de 24,9%. As vendas para a União Europeia também apresentaram um aumento de 2%.
No total, o Brasil exportou US$ 30,54 bilhões no mês passado, um valor recorde para o mês, com um crescimento de 7,2% em relação a setembro de 2024. No entanto, o superávit da balança comercial encolheu 41,1%, totalizando US$ 2,99 bilhões, devido à compra de uma plataforma de petróleo de US$ 2,4 bilhões de Singapura.