Um apagão de grandes proporções afetou Portugal, Espanha e outras nações europeias nesta segunda-feira (28). A falha na rede elétrica causou interrupções generalizadas, impactando serviços essenciais e o cotidiano de milhões de pessoas.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Impacto na Península Ibérica
Na Espanha, a concessionária Red Eléctrica confirmou a falha e informou que já houve restabelecimento do fornecimento em algumas regiões. A empresa está investigando as causas do incidente e mobilizando recursos para solucionar o problema. Cidades como Madri, Sevilha, Granada, Málaga e Cádiz foram afetadas. O blecaute paralisou um jogo de tênis em Madri e causou incidentes em aeroportos, que estão operando com geradores de contingência. A operadora aeroportuária Aena recomendou que os passageiros verifiquem com suas companhias aéreas devido a possíveis problemas de acesso e transporte terrestre.
Em Portugal, a interrupção atingiu a capital, Lisboa, e áreas adjacentes, bem como as regiões norte e sul do país. A imprensa local relatou a evacuação de vagões do metrô de Lisboa, interrupção das operações nos tribunais e impacto em caixas eletrônicos e sistemas de pagamento eletrônico. Os semáforos na capital também pararam de funcionar. A distribuidora portuguesa E-Redes atribuiu a interrupção a “um problema com o sistema elétrico europeu” e informou que precisou cortar a energia em áreas específicas para estabilizar a rede.
Outros Países Afetados
Relatos nas redes sociais indicam que a falha também afetou países como Itália, França, Polônia e Finlândia. A emissora pública espanhola RTVE informou que uma grande queda de energia atingiu várias regiões do país por volta das 12h30, horário local, deixando sua redação, o parlamento espanhol em Madri e estações de metrô às escuras. Pessoas em Barcelona e cidades vizinhas também relataram a falta de energia. Segundo jornais locais, linhas telefônicas e semáforos também foram afetados. Há relatos de pessoas presas em vagões de metrô e hospitais enfrentando problemas com a ausência de energia. Faculdades como o Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa estão operando com geradores.
“As causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo mobilizados para solucionar o problema”, afirmou a Red Eléctrica em comunicado.
A extensão total do apagão e o número exato de pessoas afetadas ainda não foram totalmente esclarecidos. A prioridade das autoridades é restabelecer o fornecimento de energia e investigar as causas do incidente.
Fonte: mspost.com.br