A Anvisa determinou a suspensão e a proibição de uma série de produtos alimentícios considerados irregulares após ações de fiscalização. As decisões foram publicadas no Diário Oficial da União.
O ‘Café de Açaí’, da marca Du Brasil, foi comercializado como suplemento alimentar, mas utilizava constituinte não autorizado e trazia alegações terapêuticas proibidas. A agência determinou a apreensão e a proibição total da fabricação, comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso do produto.
Além disso, os pós para decoração (glitters) da marca MAGO foram suspensos devido à presença de materiais plásticos, resinas e pigmentos de composição desconhecida. Todos os lotes foram suspensos, com determinação de recolhimento imediato do mercado.
Um lote de azeite de oliva extra virgem da marca Campo Ourique também foi apreendido e proibido devido à origem desconhecida e falhas na rotulagem. As decisões fazem parte das ações regulares de vigilância sanitária e têm como objetivo evitar fraudes, proteger o consumidor e coibir práticas que induzem ao erro.