A escritora Ana Maria Gonçalves toma posse na ABL, tornando-se a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na instituição.
A escritora Ana Maria Gonçalves foi empossada na cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras (ABL) nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro. Consagrada pela obra ‘Um Defeito de Cor’, eleita um dos principais livros para se entender o Brasil, ela é a primeira mulher negra a integrar a ABL em 128 anos de existência da instituição e também a mais jovem do atual quadro de imortais.
A cerimônia, realizada no Petit Trianon, na sede da ABL, foi transmitida ao vivo pelo site e pelo canal do Youtube da ABL. Ana Maria Gonçalves foi recebida pela acadêmica Lilia Schwarcz, recebeu o colar da acadêmica Ana Maria Machado e o diploma do Acadêmico Gilberto Gil.
A comissão de entrada foi formada pelas acadêmicas Rosiska Darcy de Oliveira, Fernanda Montenegro e Miriam Leitão; a comissão de saída teve Domício Proença Filho, Geraldo Carneiro e Eduardo Giannetti.
De acordo com a ABL, a nova acadêmica preparou algumas novidades para a festa. Ao final da cerimônia de posse, foi servido um jantar para 300 pessoas no pátio externo, com um cardápio africano. A cerimônia contou, ainda, com uma apresentação de um grupo musical, que chegou ao local depois de percorrer algumas ruas do centro do Rio de Janeiro em cortejo.