A equipe Tech Vikings, da Escola Sesi de Naviraí, será a representante do Mato Grosso do Sul na RoboCupJunior Super Regional Américas, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de abril, na cidade de Mercersburg, Pensilvânia (EUA). O torneio reunirá times das Américas do Norte, Central e do Sul, e é uma das principais competições internacionais da área.
A vaga para a etapa regional das Américas foi conquistada após a equipe sul-mato-grossense garantir a medalha de prata na fase nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em novembro do ano passado. Agora, o desafio será na categoria Primary Rescue Line, que simula operações de resgate em situações de risco de vida, utilizando robôs autônomos para superar obstáculos e localizar vítimas.
A delegação do MS será representada pelos estudantes Miguel Siqueira Botelho e Gabriel Ávalo da Silva, sob a coordenação do professor Anderson Douglas da Rocha Souza. Para eles, a classificação foi um marco importante, mas também um desafio.
“Quando conseguimos a classificação, demorou para cair a ficha. Aí veio a saga de tirar passaporte, correr atrás do visto e toda a documentação. Isso deixou os alunos e os técnicos um pouco assustados, por ser tudo novidade. Mas esses são os frutos do trabalho. Agora, os alunos vão ter a oportunidade de levar o nome da Escola Sesi e de Naviraí para representar o Brasil na RoboCup”, destacou o professor Anderson.
Com a participação na RoboCupJunior Super Regional Américas, a equipe Tech Vikings terá a chance de mostrar o talento dos estudantes de Naviraí em um palco internacional, promovendo o intercâmbio de conhecimento e a inovação na robótica educacional.