Alfaiate do Vaticano Confecciona Vestes para o Novo Papa

A uma semana do conclave, o alfaiate do Vaticano está confeccionando as vestes que o novo Papa usará em sua primeira aparição pública. Raniero Mancinelli, [...]

A uma semana do conclave, o alfaiate do Vaticano está confeccionando as vestes que o novo Papa usará em sua primeira aparição pública. Raniero Mancinelli, de 86 anos, trabalha em três batinas brancas de tamanhos diferentes para garantir que a veste sirva, independentemente de quem seja o eleito.

Mancinelli, que possui um ateliê próximo ao Vaticano, já acompanhou três Papas ao longo de sua carreira. Para este conclave, ele está produzindo batinas nos tamanhos 50, 54 e 58, utilizando tecido fresco de lã adequado para diversas estações do ano.

Detalhes da Confecção e Preferências Papais

Segundo Mancinelli, a confecção das batinas é um processo artesanal, sem o uso de moldes. Ele destaca que cada Papa tem suas preferências em relação aos tecidos. “Um papa mais friorento precisa de um tecido mais quente. Era o caso de Bento XVI”, explica o alfaiate, lembrando que Bento XVI preferia tecidos mais pesados e preciosos, enquanto Francisco optava por tecidos mais simples e baratos, mantendo um estilo sóbrio.

O alfaiate também mencionou que muitos cardeais que participarão do conclave são seus clientes. Questionado sobre qual cardeal poderia usar as vestes, Mancinelli citou Pietro Parolin e Matteo Zuppi como possíveis candidatos, descartando Tagle devido ao tamanho.

Além das batinas, o solidéu, feito em pura seda com um tecido grosso interno para fixação nos cabelos, já está pronto. A alfaiataria de trajes clericais de Raniero Mancinelli existe desde 1962, no bairro romano de Borgo Pio.

Leia mais

Rolar para cima