Alemanha e Dinamarca estão trabalhando juntas no maior túnel submerso do mundo, que ficará localizado sob o mar Báltico. O túnel, chamado de Fehmarnbelt Fixed Link, vai ligar a ilha alemã de Fehmarn à ilha dinamarquesa de Lolland.
A estrutura está sendo feita pelo método de túnel imerso, com enormes blocos de concreto sendo fabricados em terra firme e depois transportados por embarcações até o local da obra. Os blocos recebem vedações especiais para impedir a entrada de água e são apoiados sobre uma base de cascalho antes de serem conectados com ajuste milimétrico.
O túnel vai concentrar dois tipos de tráfego: uma ferrovia eletrificada de duas linhas e uma rodovia de quatro faixas. Carros, caminhões e trens circularão em áreas separadas, com saídas de emergência ao longo de toda a extensão.
Quando estiver pronto, o Fehmarnbelt permitirá cruzar entre Alemanha e Dinamarca em cerca de 10 minutos de carro ou 7 minutos de trem. A nova ligação deve facilitar o transporte de cargas entre a Escandinávia e a Europa Central e tornar o trem uma alternativa mais competitiva aos voos de curta distância.