A garantia de água potável como direito fundamental deu um passo decisivo em Mato Grosso do Sul, com a assinatura do contrato para implantação dos sistemas de abastecimento de água nas aldeias indígenas Jaguapiru e Bororó, em Dourados. Os investimentos somam R$ 48,7 milhões. O projeto elaborado pela Sanesul representa um avanço estrutural em saúde pública, dignidade e qualidade de vida para quase 30 mil pessoas.
As intervenções foram planejadas para atender o crescimento demográfico das aldeias e garantir regularidade, segurança e eficiência no fornecimento de água tratada. A Aldeia Indígena Bororó terá um sistema dimensionado para atender 14.179 habitantes, com um poço tubular profundo especial e adutoras de água bruta e tratada.
Já a Aldeia Indígena Jaguapiru contará com um sistema de porte semelhante, com um poço profundo especial, tratamento com cloração e um robusto conjunto de reservatórios. A previsão é que as obras tenham início ainda no primeiro semestre, logo após a emissão das ordens de serviço e a conclusão dos trâmites técnicos iniciais.
O investimento em saneamento básico é uma das formas mais eficazes de promover saúde, dignidade e desenvolvimento social, especialmente em territórios que, por décadas, aguardaram por políticas públicas estruturantes. O Estado continua atuando de forma emergencial, com caminhões-pipa, além do apoio permanente às comunidades indígenas.