Agepen: mão de obra prisional será empregada na limpeza urbana de Nova Andradina

A Agepen firmou um Termo de Cooperação Mútua com a Prefeitura Municipal de Nova Andradina e o Conselho Comunitário de Segurança [...]
Foto: Feature image

A Agepen firmou um Termo de Cooperação Mútua com a Prefeitura Municipal de Nova Andradina e o Conselho Comunitário de Segurança, com o objetivo de utilizar mão de obra prisional em atividades de serviços gerais e limpeza urbana nas vias públicas do município. A iniciativa contempla sentenciados que cumprem pena em regime fechado no Estabelecimento Penal de Nova Andradina, além daqueles em regime semiaberto e aberto.

A proposta alia ressocialização, dignidade e benefício direto à coletividade, fortalecendo políticas públicas de reintegração social. As adequações estruturais já foram realizadas na unidade prisional, incluindo a construção de cela específica, garantindo a separação dos custodiados selecionados para o trabalho externo do restante a massa carcerária.

Os internos atuarão em atividades como pintura, tapa-buracos, manutenção de vias, limpeza e cuidado de praças públicas, além de permitir que os reeducandos trabalhem, sirvam à cidade e realizem atividades em prol da sociedade. O prefeito Dr. Leandro Fedossi ressaltou que a parceria está diretamente ligada à reinserção social de pessoas privadas de liberdade, bem como ao aspecto econômico.

A remuneração prevista para cada sentenciado será de três quartos de um salário mínimo nacional, além de transporte e fornecimento de uniforme, com pagamento realizado por meio do Conselho Comunitário de Segurança. O diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, ressaltou que o modelo já é adotado com sucesso em municípios como Coxim e Jateí

Leia mais

Rolar para cima