A Seleção Brasileira realizou, neste domingo (28), seu último treino no Shell Energy Stadium, em Houston, antes de enfrentar o Japão nos 16 avos de final da Copa do Mundo. O treinamento contou com a presença de Neymar e Vini Jr., enquanto Raphinha segue em recuperação em Nova Jersey devido a uma lesão na coxa direita.
De acordo com os relatos da Confederação Brasileira de Futebol, a atividade comandada pelo técnico Carlo Ancelotti não teve modificações na escalação, que deverá contar com Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá; Rayan, Matheus Cunha e Vini Jr.
O Brasil entrará em campo em busca da vaga nas oitavas de final na segunda-feira (29), às 13h (horário de Mato Grosso do Sul), no NRG Stadium. O adversário, Japão, apesar de não ter a mesma tradição no futebol que a Seleção Brasileira, apresenta uma geração forte e vem de uma sequência de apenas uma derrota nos últimos 16 jogos.
A seleção japonesa conquistou a classificação como segunda colocada do Grupo F, acumulando cinco pontos. O Japão estreou com um empate em 2 a 2 contra a Holanda, depois goleou a Tunísia por 4 a 0 e, por fim, empatou com a Suécia em 1 a 1. Essa é a terceira vez consecutiva que os japoneses avançam à fase eliminatória da competição, embora em todas as ocasiões tenham sido eliminados nas oitavas de final.
Na edição de 2022, o Japão foi derrotado pela Croácia nos pênaltis, enquanto em 2018 a eliminação ocorreu diante da Bélgica, que também eliminou o Brasil naquele torneio.
Após o término da fase de grupos no último sábado (27), as 32 seleções que se destacaram na competição já conhecem seus adversários para a fase eliminatória. Além do confronto entre Brasil e Japão, outros jogos programados incluem: África do Sul x Canadá, Alemanha x Paraguai, Holanda x Marrocos, Costa do Marfim x Noruega, entre outros.