Um interno de 24 anos do Instituto Penal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, foi flagrado na sexta-feira (19) ao tentar subornar um policial penal. O detento ofereceu dinheiro ao agente para que ele introduzisse celulares e drogas no presídio, e agora enfrentará acusações de corrupção ativa.
Durante a abordagem, o detento solicitou uma conversa particular com o policial na Sala de Identificação, onde revelou sua intenção de pagar para que o agente facilitasse a entrada de produtos ilícitos. O interno ainda informou que essa prática já ocorria no Presídio Estadual de Dourados, onde ele cumpriu pena anteriormente.
Em sua fala, o interno detalhou que, enquanto esteve em Dourados, tinha um esquema de propina estabelecido. O policial, então, decidiu notificar o diretor do presídio e, em seguida, conduzir o preso até a delegacia para a formalização das acusações.
O policial afirmou que a entrada de um celular no presídio de Dourados pode custar cerca de R$ 13 mil. Ele também mencionou que uma mulher é responsável por adquirir as drogas e os celulares, entregando-os a servidores que, por sua vez, os repassam aos internos.
Atualmente, o preso está cumprindo pena por homicídio qualificado e furto. Ele foi transferido para o IPCG em dezembro de 2025, após ter passado um tempo em Dourados. Na delegacia, ele optou por não prestar depoimento sobre o ocorrido. O caso foi registrado pelo delegado plantonista da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro Integrado de Polícia Especializada como corrupção ativa.
Nos últimos meses, a Força Penal Nacional tem realizado operações em presídios de Mato Grosso do Sul, focando no combate a crimes dentro dessas instituições. Os agentes têm um período de atuação de 90 dias no estado, e o Presídio Estadual de Dourados foi um dos locais alvo de ações recentes.
Com informações midiamax.com.br