Parlamentares debatem condições de trabalho de assistentes sociais em MS

A Frente Parlamentar de Valorização dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social realiza sua primeira reunião de 2026 em Mato Grosso do Sul para [...]

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizará sua primeira reunião de 2026 nesta terça-feira (24) para debater condições de trabalho de assistentes sociais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O encontro será às 14h, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara.

O evento visa assegurar uma melhor gestão pública. Além disso, busca promover o diálogo entre parlamentares, profissionais da área e a sociedade. O Brasil conta com cerca de 242 mil assistentes sociais com registro ativo, de acordo com dados do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). Em Mato Grosso do Sul, o fortalecimento do quadro profissional é pauta central para acompanhar o desenvolvimento regional.

O Estado apresenta uma das maiores taxas de ocupação do país — 64,1% da população em idade de trabalhar está ocupada, conforme a PNAD Contínua do IBGE. O crescimento econômico deve ser acompanhado por inclusão social. A reunião busca fortalecer ações para melhorar as condições de trabalho e a gestão do sistema de assistência social no Estado.

Durante a reunião, a Dra. Mariana Leal apresentará uma palestra sobre o panorama das relações e condições de trabalho dos assistentes sociais, abordando a realidade tanto no Brasil quanto em Mato Grosso do Sul. Em seguida, a secretária executiva de Assistência Social do Estado discutirá gestão financeira e os desafios para formar equipes técnicas no SUAS.

Leia mais

Rolar para cima