A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande reforçou a importância de manter a vacinação antirrábica de cães e gatos em dia, após a confirmação do terceiro caso de raiva em morcegos neste ano. Os morcegos infectados foram encontrados nos bairros Vivendas do Bosque, Centro e Santa Fé.
Os morcegos foram recolhidos pela Gerência de Controle de Zoonoses de Campo Grande, após notificações de moradores sobre a presença de animais com comportamento anormal. Exames laboratoriais confirmaram a presença do vírus da raiva.
A Sesau alerta que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a doença, protegendo não apenas os animais de estimação, mas também a população. A imunização está disponível durante todo o ano no GCZ, localizado na Avenida Senador Filinto Müller, 1.601, Vila Ipiranga, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos finais de semana e feriados, das 6h às 22h.
Em caso de encontro com morcegos caídos ou apresentando comportamento atípico, a orientação é não tocar nos animais e acionar o GCZ para o recolhimento seguro.
