O estado de Mato Grosso do Sul registra chuvas intensas e alagamentos desde a noite de quinta, com previsão de que as condições persistem no sábado. Campo Grande é uma das cidades mais afetadas, enquanto outras regiões também estão em alerta.
Dois alertas meteorológicos foram emitidos, um com intensidade severa (cor laranja) e válido até às 23h59 de sábado. Esse aviso prevê precipitação entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos de até 100 quilômetros por hora e possível queda de granizo. Há risco de cortes de energia, danos a plantações, queda de árvores e alagamentos nas áreas sudoeste, leste e pantanais.
Já o segundo alerta, de intensidade moderada, abrange as regiões sudoeste, pantanais, leste e centro-norte até o mesmo horário desta sexta. A previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos fortes de até 60 quilômetros por hora e granizo pontual. Nessa situação, os perigos são menores, mas ainda incluem cortes de energia e alagamentos.
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue sob árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Evite estacionar veículos próximo a torres de transmissão ou placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e monitore informações junto à Defesa Civil pelo número 199 e ao Corpo de Bombeiros pelo 193.
