O Conselho da Paz, instituído pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que destinará mais de US$ 5 bilhões para iniciativas humanitárias e de reconstrução na Faixa de Gaza. O anúncio aconteceu em um post na rede social Truth Social, feito por Trump neste domingo (15).
O compromisso de envio do valor será formalizado em 19 de fevereiro de 2026, durante uma reunião do Conselho no Instituto de Paz Donald J. Trump, em Washington, DC. Além do investimento, Trump destacou que os membros do Conselho “comprometeram milhares de pessoas” para formar uma Força Internacional de Estabilização, visando reforçar a segurança na região.
Trump ressaltou que o Conselho da Paz possui “potencial ilimitado” e lembrou que foi durante seu governo que surgiu o plano para acabar com o conflito em Gaza, aprovado por unanimidade pelo Conselho de Segurança da ONU. Ele também mencionou que este plano possibilitou a entrada rápida de ajuda humanitária em Gaza e a libertação de reféns israelenses.
O presidente enfatizou a importância de que o grupo terrorista Hamas cumpra seu compromisso de desmilitarização total e imediata. Trump acredita que o Conselho da Paz será um órgão internacional significativo e expressou sua honra em presidir essa iniciativa, que, inicialmente focada na Faixa de Gaza, agora também apoia a resolução de outros conflitos internacionais.
