O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) anunciou nesta sexta-feira (13) que entrou com processo contra a Universidade de Harvard, em Massachusetts. A instituição é acusada de não fornecer ao governo informações críticas, como dados individuais de candidatos e políticas relacionadas a raça, etnia e inclusão, além de documentação sobre a organização Students for Fair Admissions.
O DOJ afirma que Harvard protelou repetidamente o envio de material solicitado, prejudicando a análise das práticas de admissão. Anteriormente, a gestão do presidente Donald Trump já havia denunciado a universidade por supostamente discriminar estudantes brancos e asiáticos no mesmo processo.
Em janeiro de 2025, Trump voltou a acusar universidades americanas, incluindo Harvard, de discriminação, desta vez por falta de ações contra o antissemitismo. A pasta havia tentado reter verbas federais e impedir a matrícula de estudantes estrangeiros na instituição, mas medidas judiciais impediram sua execução.
Harvard ainda não comentou o processo judicial, mas o anúncio reforça as tensões entre o governo e universidades sobre políticas de diversidade.
