Três ex-policiais são condenados por tortura durante a ditadura de Stroessner

Os ex-agentes receberam penas de 25 e 20 anos, mas cumprirã... [...]
Logo — Foto: Logo

Três ex-policiais foram condenados a 25 e 20 anos de prisão após serem considerados culpados por tortura durante a ditadura de Alfredo Stroessner. Devido à idade avançada dos condenados, que já possuem mais de 75 anos, eles cumprirão suas penas em regime de prisão domiciliar.

Após vários meses de julgamento, a sentença foi divulgada contra Manuel Crescencio Alcaraz, Eusebio Torres Romero e Fortunato Lorenzo Laspina. Eles foram acusados de agredir fisicamente Domingo Rolón e outros presos políticos entre 1976 e 1978.

O Tribunal, composto pelos juízes Fabián Escobar, Juan Carlos Hermosilla e Juan Pablo Mendoza, decidiu condenar Laspina e Torres a 25 anos de prisão, enquanto Alcaraz recebeu uma pena de 20 anos. Os magistrados consideraram que os ex-policiais cometeram diversos abusos contra várias pessoas durante o exercício de suas funções.

A decisão foi celebrada por vítimas da ditadura, bem como por familiares e amigos de Domingo Rolón, que acompanharam o processo. A condenação é vista como um reconhecimento da dor das vítimas e um passo importante na busca por justiça.

Leia mais

Rolar para cima