A sexta-feira (13) será marcada por chuvas frequentes em grande parte do Sul e pancadas isoladas de intensidade moderada a forte em áreas do Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. A frente fria que avança pelo Sul, combinada à baixa pressão sobre o Paraguai, intensifica temporais, enquanto a alta pressão mantém sol e calor em boa parte do Sudeste e do Centro-Oeste.
No Sul, a chuva deve ocorrer com intensidade moderada a forte, especialmente no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com risco de temporais em algumas áreas. A combinação de calor, umidade e a passagem da frente fria pode resultar em trovoadas e rajadas de vento entre 40 e 50 km/h, além de possibilidade de granizo em pontos isolados.
Ao longo do dia, a chuva se espalhará pelo norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e grande parte do Paraná, enquanto as temperaturas ficarão mais amenas nas áreas com chuva persistente. Porto Alegre terá máxima em torno de 27°C, Curitiba terá sol entre nuvens pela manhã e máxima de 31°C, enquanto Florianópolis enfrentará chuva moderada a forte, com temperatura máxima de 28°C.
No Sudeste, a manhã será firme na maior parte de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, mas pancadas isoladas poderão ocorrer no oeste paulista, Triângulo Mineiro e partes do Rio de Janeiro. A instabilidade aumentará entre a tarde e o fim da manhã, com risco de chuvas fortes, especialmente no interior e litoral, mantendo a sensação de abafamento em áreas como o Vale do Ribeira, Serra do Mar e Zona da Mata Mineira.
