Polícia Federal deflagra operação contra crimes sexuais e vídeos de abuso

Operação Somnus investiga redes transnacionais de difusão de vídeos de abusos sexuais. [...]
Logo — Foto: Logo

A Polícia Federal deu início à Operação Somnus, nesta quarta-feira, com o intuito de investigar crimes contra a dignidade sexual. Durante a ação, estão sendo cumpridos três mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão em diversos estados brasileiros.

As investigações começaram em 2025, após informações de cooperação internacional que revelaram a atuação de redes transnacionais envolvidas na troca de vídeos de abusos sexuais contra mulheres em estado de sedação. A polícia investiga a participação de sete brasileiros na prática criminosa, que discutiam o uso de sedativos e suas consequências.

Durante a operação, foram apreendidos vários equipamentos eletrônicos, incluindo celulares e computadores, que podem estar relacionados às atividades ilícitas. As condutas investigadas incluem crimes de estupro de vulnerável e divulgação de cenas de estupro, entre outras possíveis tipificações.

No Brasil, os fatos se enquadram na Lei nº 13.642/2018, que confere à Polícia Federal a atribuição de investigar crimes na internet com conteúdo misógino. As evidências coletadas apontam para a presença de ódio e objetificação da mulher, demandando uma resposta do Estado de forma integrada.

Leia mais

Rolar para cima