O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos emitiu uma licença geral para facilitar a exploração e produção de petróleo e gás na Venezuela. Segundo a Administração de Informação Energética, a produção de petróleo bruto da Venezuela pode ter um aumento de até 20% nos próximos meses.
A licença autoriza o fornecimento de bens, tecnologia, software ou serviços dos EUA para a exploração, desenvolvimento ou produção de petróleo e gás na Venezuela. Além disso, a licença determina que qualquer contrato para as transações autorizadas a ser assinado com o governo da Venezuela ou com a empresa estatal de energia PDVSA deve seguir as leis dos EUA.
A produção de petróleo da Venezuela é atualmente de cerca de 1 milhão de barris por dia, e as empresas petrolíferas precisam de autorização dos EUA para usar equipamentos especializados na Venezuela e importar plataformas necessárias para expandir a produção de petróleo do país.
As transações autorizadas pela licença incluem a manutenção de operações de petróleo ou gás, incluindo reparos de equipamentos para exploração ou produção. No entanto, a licença não autoriza a formação de novas joint ventures ou outras entidades na Venezuela para explorar ou produzir petróleo ou gás.