Na segunda-feira (9), o empresário Elon Musk retweetou um comentário que acusava o governo espanhol de recorrer a medidas controvertidas para se manter no poder. A publicação, de Mike Benz, mencionava a derrota do Socialista e Operário Espanhol (PSOE) em Aragão, onde o partido ficou em segundo lugar e recebeu críticas por supostamente criar uma política migratória para evitar perdas em pleitos eleitorais.
Benz afirmou que a gestão de Pedro Sánchez está importando 500 mil imigrantes para evitar que o partido perca apoio, além de criminalizar qualquer discussão sobre o tema. O resultado em Aragão repetiu a tendência de outra eleição regional, em Extremadura, também perdida pelo PSOE, na qual o nacionalista Vox ganhou cadeiras.
O post também destacou propostas recentes do presidente espanhol que Musk já havia criticado, como a restrição do uso de redes sociais por menores de 16 anos e a penalização criminal a executivos de tecnologia por conteúdos considerados ilegais. Em resposta, Musk classificou Sánchez como ‘tirano e traidor do povo espanhol’.
As críticas reforçam uma postura de Musk contra governos que buscam regulamentar plataformas digitais, como a sua, o X.