O Vasco venceu por 2 a 0 o clássico contra o Botafogo, em São Januário, pela sexta e última rodada da Taça Guanabara. Com um jogador a mais durante todo segundo tempo, o Vasco confirmou a vitória, com gols de Brenner e Phillipe Coutinho.
A vitória vascaína foi importante porque evitou o cruzamento com o Fluminense e determinou um novo adversário: o Volta Redonda, terceiro colocado do Grupo A, com 11 pontos e dois gols a menos. O Fluminense, líder, vai enfrentar o Bangu, quarto colocado, com 10. As vagas às semifinais serão definidas em apenas um jogo.
O Botafogo já estava garantido na liderança do Grupo B, com nove pontos, e sabia que enfrentaria o Flamengo, quarta colocado, com sete, nas quartas. Por isso, outra vez, usou vários reservas e uma formação alternativa armada pelo técnico argentino Martín Anselmi. Esta, porém, foi sua terceira derrota seguida numa semana.
O jogo começou com quase uma hora de atraso, porque o gramado estava impraticável devido as intensas chuvas que caíram no Rio durante todo fim de semana. Com o placar definido e debaixo de chuva, os dois times diminuíram o ritmo. O Vasco diminuiu a intensidade no ataque e o Botafogo finalizou somente uma vez em Léo Jardim.