Anatel afirma que Rumble utilizou terceiros para acesso no Brasil e pede mudanças legais

A Anatel alegou que Rumble alterou seu IP usando infraestrutura de outra empresa e voltou a operar no Brasil. [...]
Busca Gazeta do Povo — Foto: Busca Gazeta do Povo

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que a rede social Rumble utilizou a infraestrutura de outra empresa para modificar seu endereço de IP e, assim, reativar sua operação no Brasil. O site estava suspenso no país desde fevereiro de 2025, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), mas retornou ao público no dia 5 de outubro.

A Anatel já identificou os novos IPs e iniciou as medidas de bloqueio nas principais redes brasileiras. A agência realiza um monitoramento contínuo para assegurar que a restrição seja aplicada por todas as prestadoras de telecomunicações nos próximos dias.

Além disso, a Anatel aproveitou a situação para solicitar alterações na legislação, buscando aumentar a capacidade de exigir o cumprimento de ordens de bloqueio por empresas que fazem parte do ecossistema digital, não se limitando apenas às operadoras de telecomunicações.

O advogado da Trump Media afirmou que não recebeu notificação sobre qualquer ordem de retorno da plataforma. Na decisão que suspendeu o serviço, foram impostas condições como o bloqueio de perfis de determinados usuários e a designação de um representante legal no Brasil, além do pagamento de multas acumuladas.

Leia mais

Rolar para cima