Os EUA anunciaram sanções contra entidades, indivíduos e embarcações com ligações à transferência ilegal de petróleo bruto que financia o regime do Irã. A medida foi divulgada durante um encontro entre Washington e Teerã em Omã, em meio à pressão contínua do governo Trump sobre o país.
O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) está sancionando diversas entidades e embarcações para interromper o fluxo de receita que o regime de Teerã utiliza para apoiar o terrorismo e reprimir seus cidadãos. As sanções afetarão 14 embarcações da 'frota fantasma' iraniana, 15 entidades localizadas em países como Índia e Turquia, e dois indivíduos envolvidos na comercialização de petróleo bruto e produtos petroquímicos iranianos.
Essas exportações são facilitadas por uma rede de transporte marítimo ilícito que oculta e engana para transportar produtos iranianos a compradores em outros países. O anúncio das sanções ocorre enquanto as negociações entre o Irã e os EUA tiveram início, com o Irã descrevendo a situação como um "bom começo" para aliviar as tensões.
Essas são as primeiras conversas entre os dois países desde a troca de ataques entre o Irã e Israel em junho. As novas negociações surgem em um período crítico para o regime iraniano, que enfrenta os protestos mais intensos desde 1979, uma grave crise econômica e escassez de eletricidade e gás.