Rubio adverte sucessora de Maduro que EUA podem usar a força se ela não cooperar

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, advertiu que o presidente do país, Donald Trump, não descarta o uso da força se a ditadora [...]

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, advertiu que o presidente do país, Donald Trump, não descarta o uso da força se a ditadora interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, não cooperar com o governo americano. A declaração faz parte do discurso que o chefe da diplomacia americana proferirá perante o Senado para explicar a política utilizada pela Casa Branca na Venezuela após o ataque de 3 de janeiro em Caracas que resultou na captura do ditador Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores.

“Supervisionaremos de perto o desempenho das autoridades interinas à medida que cooperem com nosso plano por etapas para restabelecer a estabilidade na Venezuela. Que não haja dúvida: como declarou o presidente, estamos preparados para usar a força a fim de garantir a máxima cooperação se outros métodos fracassarem”, diz o discurso de Rubio.

os EUA espera que “isso não seja necessário”, mas adverte que o governo Trump “nunca se esquivará” de seu dever com o povo americano nem com sua missão de liderar o continente americano. “Rodríguez está plenamente consciente do destino de Maduro; acreditamos que, por seu próprio interesse pessoal, coincide com o avanço de nossos objetivos”, diz ainda o texto.

O discurso de Rubio no Senado ocorrerá depois de, nesta mesma semana, Delcy Rodríguez ter dito que seu regime interino não aceitará mais ordens externas. Trump amenizou a declaração da sucessora de Maduro um dia depois, dizendo que tem “muito boa relação” com ela.

Leia mais

Rolar para cima