O Kremlin afirmou que os atuais políticos europeus, classificados como “medíocres”, não serão capazes de enfrentar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nem as mudanças tectônicas que ocorrem no mundo. O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, comentou que eles não são capazes de resistir às pressões de Trump.
Peskov ressaltou que as mudanças dramáticas ocorridas recentemente são consequência do “duplo padrão” e da “hipocrisia” que dominou a Europa durante muitas décadas. O representante do Kremlin citou a reação dos europeus quando Trump revelou publicamente detalhes de sua conversa com o presidente francês, Emmanuel Macron, como exemplo.
Peskov admitiu que os métodos utilizados por Trump não correspondem “totalmente” à ordem multipolar defendida pela Rússia. Trump é um político experiente que baseia suas abordagens nos princípios do mundo dos negócios, um mundo duro e implacável, e defende seus interesses, claro, em primeiro lugar os interesses do seu país.
O desgaste entre Trump e Macron começou após o presidente norte-americano voltar a cobrar a anexação da Groenlândia aos Estados Unidos. O porta-voz da presidência russa também comentou sobre a geração medíocre de políticos que agora está no poder na Europa, e como isso afeta a capacidade de enfrentar as mudanças globais.