Jurado do Mancha Crioula já foi premiado na exposição

O jurado da edição deste ano do Mancha Crioula, Jaime Bicca de Freitas, já foi premiado na exposição e traz uma bagagem de criador. [...]
Foto: Jaime Bicca de Freitas levará sua experiência para a pista do evento pela

A exposição Mancha Crioula será realizada de 5 a 7 de fevereiro, no Sindicato Rural de Guaíba (RS), e incluirá a avaliação dos cavalos Crioulos manchados, competição de assado, atividades para crianças, leilões e shows.

Jaime Bicca de Freitas iniciou a criação de cavalos aos 14 anos, após ser presenteado com duas éguas pela avó. Ele se refere ao Mancha Crioula como um marco divisor na criação de Crioulos com características de pelagem específicas.

O jurado já esteve do outro lado da pista, como criador, e levará ao evento sua bagagem de experiência. Ele avaliará os animais com base em critérios oficiais, como requisitos morfológicos, selo racial e equilíbrio.

A pelagem tobiana é caracterizada por manchas brancas bem definidas sobre um fundo escuro ou vermelho, enquanto a oveira é caracterizada por manchas brancas irregulares e "respingadas". A pelagem bragada possui manchas brancas na região da virilha ou entre-pernas.

Leia mais

Rolar para cima