O Comando Sul dos Estados Unidos anunciou que interceptou mais um navio petroleiro sancionado ligado ao comércio de petróleo venezuelano na costa da Venezuela. A embarcação, identificada como Motor Vessel Sagitta, foi apreendida sem incidentes e operava em violação à quarentena de navios sancionados estabelecida pelo presidente Donald Trump.
A ação demonstra a determinação americana em garantir que o único petróleo que sai da Venezuela faça isso de forma coordenada adequadamente e legalmente. Atualmente, os EUA estão controlando o mercado petrolífero da Venezuela, após terem realizado uma operação no começo deste mês que culminou na captura do ditador Nicolás Maduro.
A operação desta terça reafirma o compromisso dos EUA com a segurança no Hemisfério Ocidental. A operação contou com apoio da Guarda Costeira dos Estados Unidos e o Departamento de Justiça.
O Sagitta já havia sido sancionado pelo governo americano em medidas relacionadas às sanções impostas sobre atividades de petróleo venezuelano e ligações com a invasão russa à Ucrânia em 2022. Até o momento, os Estados Unidos interceptaram pelo menos sete petroleiros ligados ao comércio de petróleo venezuelano no Caribe.