Macron critica ambições imperialistas sem citar Trump em Davos

Discurso do presidente da França ocorre em meio às tensões da Europa com o presidente dos Estados Unidos pelo controle da Groenlândia [...]
Emmanuel Macron discursa em Davos — Foto: Emmanuel Macron discursa em Davos | Re

O presidente da França, Emmanuel Macron, criticou o ressurgimento de ambições imperialistas e o enfraquecimento do direito internacional em meio às tensões da Europa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ameaça assumir o controle da Groenlândia.

O discurso foi feito em Davos, na Suíça, onde ocorre o Fórum Econômico Mundial. Sem citar Trump, o francês afirmou que a União Europeia não deve se curvar à lei do mais forte.

A fala de Macron surge em meio à pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre os países europeus na disputa pela Groenlândia. Na madrugada, o norte-americano publicou mensagens endereçadas a ele pelo presidente da França.

Macron dizia a Trump que não entendia o que o presidente dos Estados Unidos estava fazendo na Groenlândia e se ofereceu para sediar uma reunião do G7 convidando a Rússia e outros países.

Leia mais

Rolar para cima