A situação política na Venezuela está sendo definida por um acordo entre Donald Trump e Diosdado Cabello. O analista de Internacional destacou que as evidências de colaboração entre a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, e o governo Trump são incontestáveis.
O especialista destacou o papel central de Diosdado Cabello no regime venezuelano, descrevendo-o como o homem forte da Venezuela e o homem mais poderoso do país. O Diosdado Cabello é o comandante de todo o aparato repressivo da Venezuela, que é gigantesco.
Segundo o especialista, Nicolás Maduro era apenas uma figura de aparência, uma máscara do sistema do regime venezuelano, enquanto o real poder estava nas mãos de Cabello. Quem manda é o Diosdado Cabello e isso só está se desdobrando da forma como está, porque houve um acordo entre os Estados Unidos e ele.
O acordo permitiria que a Venezuela desenvolvesse sua indústria petrolífera, saindo do sucateamento atual para receber bilhões em investimentos. Trazer de volta a prosperidade e o regime se tornar competitivo de novo, não precisando mais fraudar as eleições para se manter no poder.