A cidade de Varginha, em Minas Gerais, tem quase 145 anos de existência, mas ela entrou no mapa do mundo há 30 anos, no dia 20 de janeiro de 1996. O município com mais 140 mil habitantes ficou conhecido como a terra do ET de Varginha. Uma suposta aparição de uma criatura não humana mudou a história do lugar pra sempre.
Inicialmente três jovens, Kátia Andrade Xavier, Liliane de Fátima Silva e Valquíria Aparecida Silva, alegam ter visto o extraterreste em um terreno baldio, no bairro do Jardim Andere. Além do depoimento principal, uma senhora chamada Terezinha Gallo Clepf também disse, na época, que encontrou um ser com olhos vermelhos no zoológico da cidade, reforçando a suposta aparição do ET de Varginha.
O médico neurologista Ítalo Denelle Venturelli afirma que viu a criatura associada ao caso do “ET de Varginha” dentro de um hospital da cidade, em 1996. Segundo ele, o suposto extraterrestre estava consciente, tranquilo e tinha aparência incomum — “branquinha, calminha, cabecinha em gota, olho lilás”. Venturelli relatou que havia voltado ao hospital para verificar o estado de uma criança chamada Eric, operada por ele mais cedo.
Um Inquérito da Policial Militar do STM apontou que o chamado caso “ET de Varginha” não passou de um grande engano. O documento aponta que o caso teve origem no relato de três jovens que disseram ter visto uma suposta “criatura”. Segundo o inquérito, na data, a cidade enfrentava chuva intensa e ventos fortes, o que mobilizou diversas equipes do Corpo de Bombeiros