Ao menos 13 crianças morreram na África do Sul após a colisão entre um micro-ônibus e um caminhão. Outras três crianças estão sendo tratadas em um hospital devido aos ferimentos sofridos no acidente. A batida aconteceu perto da cidade industrial de Vanderbijlpark, ao sul de Joanesburgo.
O presidente Cyril Ramaphosa ofereceu condolências às famílias, professores e amigos das vítimas, afirmando que “devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance” para proteger os estudantes. Equipes de emergência foram enviadas ao local do acidente, enquanto as investigações sobre as circunstâncias da colisão continuam.
A África do Sul registrou 11.418 mortes no trânsito em 2025, uma queda de 6% em relação ao ano anterior, mas ainda uma média de 31 fatalidades por dia. A ministra dos Transportes do país, Barbara Creecy, citou excesso de velocidade e direção sob efeito de álcool como os principais fatores que contribuem para o número de mortes.
As autoridades continuam investigando as circunstâncias do acidente e trabalhando para reduzir o número de mortes no trânsito no país.