A Secretaria de Estado de Saúde realizou reuniões técnicas para alinhar estratégias de fortalecimento do Telessaúde e ampliar o acesso às especialidades no Estado. Encontros reuniram equipes da Secretaria de Estado de Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, da Universidade Federal de Santa Catarina e da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande para discutir a implantação da teleconsultoria assíncrona e o avanço das ofertas de telessaúde em Mato Grosso do Sul.
Os encontros fizeram parte de uma visita técnica da equipe do Telessaúde Santa Catarina/UFSC e tiveram como foco a qualificação do acesso às especialidades, a redução das filas de espera e a organização da rede assistencial. Para o Secretário de Estado de Saúde, a saúde digital é estratégica para garantir acesso especializado de forma equitativa.
A implantação da teleconsultoria assíncrona é uma das principais propostas debatidas, com início na endocrinologia em Campo Grande. A experiência acumulada pela Universidade Federal de Santa Catarina no Telessaúde Brasil Redes também foi apresentada como referência para o Estado.
A implantação inicial ocorrerá em Campo Grande, com previsão de ampliação para outros municípios do Estado conforme a disponibilidade