O governo federal anunciou a criação de uma fila única nacional no INSS para tentar reduzir a demora na análise de pedidos de benefícios. A medida vale para todo o país e permite que requerimentos feitos em regiões com maior demanda sejam avaliados por servidores de outros estados, onde o tempo de espera é menor.
A nova regra permite que todos os pedidos passem a integrar um sistema nacional unificado. Na prática, um benefício solicitado em uma região com fila maior poderá ser analisado por um servidor de outro estado, independentemente do local onde o pedido foi feito.
Milhões de brasileiros aguardam resposta do INSS, com a maior parte da fila formada por benefícios por incapacidade, seguida por benefícios assistenciais e aposentadorias. A medida vai ajudar a equilibrar desigualdades regionais, reduzindo a fila recorde.
Com a mudança, o número de servidores aptos a analisar processos e receber bônus de produtividade sobe de 4 mil para 18 mil, acelerando a concessão de benefícios em todo o país.