Trump Anuncia Tarifas Para Pressionar Apoio à Compra da Groenlândia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou tarifas progressivas para oito países europeus contrários à compra da Groenlândia [...]
Foto: Busca Gazeta do Povo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou tarifas progressivas para oito países europeus contrários à compra da Groenlândia. As tarifas começam em 10% a partir de 1º de fevereiro de 2026 e sobem para 25% em 1º de junho, caso não haja avanço diplomático.

Trump citou Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia como países que receberam subsídios americanos por décadas.

A Groenlândia tem baixa população, vastos recursos naturais e posição estratégica para alerta precoce de mísseis. Os Estados Unidos mantêm mais de 100 soldados em Pituffik, base de monitoramento ativa desde a Segunda Guerra Mundial.

O presidente justificou a medida das tarifas para os países contra a compra da Groenlândia com razões estratégicas, defendendo a necessidade de adquirir a Groenlândia devido à Cúpula Dourada e aos modernos sistemas de armas

Leia mais

Rolar para cima