Escritório Social Transforma Recomeços e Amplia Oportunidades

Unidade assistencial da Agepen atua no pós-pena como espaço de acolhimento e articulação de oportunidades [...]
Foto: Feature image

A reinserção social de pessoas egressas do sistema prisional é um desafio que exige apoio contínuo e políticas públicas eficazes. O Escritório Social, uma das unidades assistenciais da Agepen, atua no pós-pena como espaço de acolhimento e articulação de oportunidades.

O serviço tem como foco garantir que o egresso não retorne à invisibilidade social, oferecendo atendimento humanizado, orientação e acesso a direitos básicos, além de apoio para inserção no mercado de trabalho. Os números demonstram a ampliação significativa do atendimento, com 1.153 atendimentos em 2024 e 2.132 pessoas atendidas em 2025.

Um exemplo desse impacto é a história de Joanice da Guia de Jesus, que reencontrou no Escritório Social o apoio que a levou ao empreendedorismo. Após cumprir dez anos de pena, ela enfrentou a discriminação ao deixar o sistema prisional, mas com o apoio do Escritório Social, conseguiu regularizar documentos pessoais e da mãe adotiva e fundou uma empresa voltada ao aluguel de itens de buffet e à produção de bolos.

Com equipe multiprofissional, o Escritório Social oferece orientação jurídica, encaminhamentos acompanhados às redes de saúde, educação e assistência social, além de capacitação profissional e apoio à inserção no mercado de trabalho. A diretora do Escritório Social ressalta que o espaço foi pensado para acolher e promover autonomia, apoiando o egresso e sua família para que superem obstáculos e não retornem à invisibilidade

Leia mais

Rolar para cima