A Superintendência de Administração da Segov passa a adotar padrões internacionais de qualidade em seus processos, fortalecendo a governança administrativa e elevando sua atuação a um novo patamar de eficiência. O Governo de Mato Grosso do Sul avança na modernização da administração pública com a implantação de um novo modelo de gestão administrativa na Superintendência de Administração (SUAD) da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), baseado nos parâmetros da Norma ISO 9001:2015.
A iniciativa integra uma estratégia mais ampla conduzida pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-MS), que já avança na certificação ISO 9001 de todos os seus processos finalísticos. A adoção do modelo ISO 9001 vai além da padronização documental, tratando-se de uma mudança de cultura organizacional, que passa a orientar a gestão por processos claramente definidos.
Com o mapeamento dos processos, torna-se possível identificar riscos, antecipar falhas, reduzir erros e retrabalho, além de estabelecer maior previsibilidade nos prazos e nas entregas. Outro eixo estratégico da iniciativa é a padronização dos processos das Superintendências de Administração (SUADs) de todas as secretarias estaduais.
A experiência da SUAD/Segov e da SUAD/CGE servirá de base para a expansão do modelo, respeitando especificidades, mas adotando fluxos comuns. A proposta prevê a criação de um Escritório Central de Processos, inicialmente vinculado à Secretaria de Estado de Administração (SAD), responsável por analisar, validar e gerenciar eventuais alterações nos processos administrativos.