O presidente russo Vladimir Putin usou seu discurso anual de Ano Novo para motivar suas tropas que lutam na Ucrânia, dizendo que acreditava nelas e na vitória em uma guerra que ele enquadrou como parte de uma luta existencial contra o Ocidente. Ele prestou homenagem, em particular, às suas forças que lutam na Ucrânia, chamando-os de heróis. O presidente dos EUA está tentando mediar o fim do conflito, que já dura quase quatro anos e é o mais sangrento da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
O discurso de Putin aconteceu quando a Rússia divulgou imagens de vídeo do que alegou ser um drone abatido, apresentando-o como evidência de que a Ucrânia tentou atacar uma residência presidencial esta semana. Kiev descartou a alegação russa como uma mentira destinada a sabotar as negociações de paz. O principal general russo disse às tropas para continuarem criando zonas de amortecimento nas regiões ucranianas de Sumy e Kharkiv.
As forças de Moscou haviam avançado mais rapidamente em dezembro do que em qualquer outro mês de 2025, de acordo com o general russo. Putin também disse que milhões de pessoas em toda a Rússia estão com as tropas na Ucrânia nesta véspera de Ano Novo, pensando nelas, se solidarizando com elas e esperando por elas. Ele desejou um feliz Ano Novo a todos os soldados e comandantes, dizendo que acredita em sua vitória.
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia é o mais sangrento conflito da Europa desde a Segunda Guerra Mundial, com as posições de negociação de ambos os lados ainda muito distantes. O presidente russo expressou confiança na vitória sobre a Ucrânia em sua mensagem de Ano Novo, enquanto as negociações de paz ainda estão longe de um acordo.