Fim de Ano: Cuidados Essenciais para Proteger o Seu Pet

Acompanhe os cuidados essenciais para proteger o seu pet no final de ano. [...]
Foto: Dicas para cuidados com o pet no final de ano | Foto: Freepik

O verão e as comemorações aumentam os riscos à saúde dos animais de estimação. É essencial tomar cuidados especiais com cães e gatos durante o fim de ano. Situações comuns nessa época podem representar riscos sérios à saúde dos animais, desde quadros de desidratação até emergências veterinárias graves.

O calor excessivo é um dos principais desafios enfrentados pelos pets durante o verão. Diferentemente dos humanos, os animais não transpiram da mesma forma. Quando expostos a temperaturas elevadas, os pets podem desenvolver intermação, uma condição grave causada pelo superaquecimento do corpo e considerada uma emergência veterinária. Além disso, podem ocorrer hipertermia, desidratação, queimaduras, especialmente nas patas ao caminhar em superfícies quentes, queda de pressão e perda de apetite.

Os tutores devem ficar atentos a sinais que indicam que algo não vai bem. Entre eles estão: respiração muito ofegante, salivação excessiva, gengivas ou língua arroxeadas, fraqueza, apatia, desorientação, falta total de apetite, vômitos, diarreia, desmaios e até convulsões. Diante de qualquer um desses sintomas, a recomendação é procurar atendimento veterinário o mais breve possível.

As ceias e comemorações de fim de ano também representam riscos. Muitos alimentos comuns para humanos são tóxicos para os animais. Entre os principais estão açúcar, adoçantes artificiais como o xilitol, álcool, chocolate (de todos os tipos), café, alho, cebola, uvas, uvas-passas, abacate e nozes de macadâmia. Dependendo da quantidade ingerida, o consumo pode levar até ao óbito.

Leia mais

Rolar para cima